É com imenso pesar que a Diretoria da Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB Sindical) comunica o falecimento do nosso querido colega e também membro da Diretoria, Embaixador Nei Futuro Bitencourt. Ele ocupava o cargo de Diretor de Eventos do Sindicato e estava à frente de um posto desafiador, em Lomé, capital do Togo, onde atuava como Chefe da Embaixada do Brasil em Lome e o único diplomata brasileiro no posto.
O Nei, que agora nos deixou, teve, conosco, uma participação muito engajada nos trabalhos da ADB, da qual era filiado desde 1993. Ele também havia participado, como suplente, na primeira gestão da chapa MRENOVA (2023-2024). Suplente, mas sempre muito presente em nossas atividades, com grande sobriedade, mas, sobretudo, decisiva disposição para levarmos adiante uma proposta de renovação do Itamaraty, instituição que sempre serviu com orgulho e honra. Sua ausência será muito sentida, mas sua lembrança e exemplo guiarão a toda a Diretoria da ADB Sindical no objetivo de construirmos um efetivo sindicalismo dentro do MRE. Nei mantinha um profundo compromisso com a pauta do etarismo, e a Diretoria honrará esse compromisso durante seu atual mandato.
Ao longo de sua trajetória, Nei exerceu diversas funções nos consulados em Barcelona e também em Nagoia, onde foi Cônsul-Geral. Ele também serviu nas Embaixadas em Tóquio, Londres, Washington e Maputo. Foi Embaixador em Iaundê e deixou marcada sua presença na construção e no desenvolvimento das relações Brasil-África. Um apaixonado pelo continente africano.
A todos e todas as colegas do Nei no Ministério das Relações Exteriores, manifestamos nossa profunda tristeza e sabemos contar com a solidariedade de toda a nossa comunidade.
À família e aos amigos, expressamos nossas mais sinceras condolências.
O legado de dedicação, competência e compromisso de Nei Bitencourt permanecerá como uma inspiração para as futuras gerações.
Acesse o link abaixo e deixe sua mensagem de condolências para a família de Bitencourt.