Já está disponível Calculadora de Simulação de Promoção da Carreira Diplomática, ferramenta que utiliza modelo estatístico para estimar, em semestres, o tempo médio de promoção na carreira diplomática.
A projeção considera dados demográficos, trajetórias profissionais e tendências e estimativas futuras. Com base nas informações individuais inseridas, a calculadora oferece projeção das perspectivas de progressão de cada integrante do corpo diplomático brasileiro.
O algoritmo da ferramenta utiliza um modelo de regressão linear bayesiana, calibrado com dados empíricos fornecidos pela Administração do MRE e sistematizados pela consultoria Múnus Social Data, em parceria com a Pythonic Café. A metodologia permite quantificar o impacto de características individuais sobre o tempo estimado de promoção, levando em conta fatores como saturação de vagas nos quadros da carreira e critérios regulatórios de aposentadoria. Com isso, a ferramenta estima não apenas o ritmo da progressão, mas também a classe final alcançável e o fator limitante da ascensão de cada diplomata.
O projeto foi desenvolvido por equipe multidisciplinar composta pelos economistas Loreta Guerra e Ricardo Semião; pelas pesquisadoras Fabia Berlatto e Karla Gobo; e pelos desenvolvedores Sérgio Santana e Lucivan Queiroz. O trabalho envolveu desde a conceitualização e curadoria de dados até a elaboração do modelo estatístico, desenvolvimento de software e revisão técnica. A colaboração entre especialistas fornece robustez metodológica e confiabilidade nas projeções apresentadas pela ferramenta.
Acesse aqui.