A ADB Sindical marcou presença no XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, na Universidade Católica de Brasília. O congresso reuniu cerca de 800 estudantes de Relações Internacionais de todo o país em intensa programação ao longo de quatro dias.
As mesas-redondas organizadas pela ADB Sindical foram sucesso de público e ampliaram o diálogo entre diplomatas e futuros profissionais da área. Os debates abordaram: a diversidade na diplomacia; os desafios contemporâneos da diplomacia; o cotidiano da carreira; e os caminhos de renovação do serviço exterior.
No dia 1 de agosto, o tema “Diversidade na diplomacia” reuniu Márcia Lima (FFLCH/USP), Fabrício Prado (Assessoria de Participação Social e Diversidade/MRE) e Gabriela Perfeito (presidente do Sinditamaraty) para discutir os avanços e desafios das ações afirmativas no MRE.
No dia 2, duas atividades da ADB Sindical lotaram auditórios. A mesa “Jovens diplomatas e o desafio do fazer diplomático no século XXI” reuniu quatro profissionais com interessantes trajetórias: o Conselheiro Maurício Costa, lotado na Presidência da República; terceira-secretária Marta André, da Embaixada de Angola no Brasil; a terceira-secretária Ritsuko Kawashima, da Embaixada do Japão no Brasil; e o terceiro-secretário William Placides, recém-ingresso no Instituto Rio Branco. Na ocasião, abordaram-se os desafios da carreira e o papel da juventude na renovação da diplomacia.
Na seção sobre “Capacidades Diplomáticas Brasileiras para o Século XXI”, os professores Dawisson Belém Lopes (UFMG), Antônio Jorge Ramalho (UnB) e Letícia Pinheiro (IESP-UERJ) discutiram os desafios da atuação diplomática e a nova Lei do Serviço Exterior. Foram debatidas as competências necessárias à diplomacia contemporânea, derivadas de coletânea homônima, em processo de elaboração.
No último dia de evento, 3 de agosto, a mesa “Sindicalismo no serviço público: a experiência do MRE e outras carreiras de Estado” promoveu reflexão sobre o papel do movimento sindical na valorização das carreiras públicas. O debate destacou os desafios da atuação coletiva na diplomacia e em outras áreas estratégicas do Estado. Participaram Gustavo Buttes (ADB Sindical), Gabriela Perfeito (Sinditamaraty), Rudinei Marques (Fonacate) e Eduardo Maia (CSPB). Os painelistas abordaram temas como negociação com o governo, condições de trabalho e engajamento de jovens. A atividade reforçou a importância da organização sindical para a defesa de direitos e o fortalecimento institucional.
Além da programação acadêmica, a ADB Sindical esteve presente com estande que serviu de ponto de encontro de estudantes e aspirantes à diplomacia. No local, a equipe conversou com o público, esclareceu dúvidas sobre a carreira e distribuiu brindes.
A participação da ADB Sindical no Eneri reforça seu compromisso com a valorização da diplomacia brasileira e com o incentivo à formação de novas gerações de profissionais comprometidas e comprometidos com o serviço público.